sexta-feira, 27 de julho de 2007
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Curiosidade: Arca de Noé
Existem duas correntes principais quando se trata da interpretação desse fato. Uma dessas correntes afirma que a história toda é na verdade alegórica e como tal deve ser interpretada. Outra corrente afirma que ela literalmente ocorreu. Há ainda uma terceira via, que procura fazer uma mediação entre uma e outra. Nessa terceira corrente, afirma-se que o dilúvio que ocorreu não foi universal, não afetando assim a terra desabitada, como a América por exemplo, ficando assim a dimensão do desastre localizada apenas na terra habitada, reduzindo consideravelmente o trabalho que daria à Noé o ter de juntar os casais das espécies. Na tradição cristã, a Igreja Cristã é simbolizada pela Arca de Noé. Alguns vêm na Arca de Noé a simbologia de fecundidade, ao preservar em si a Vida durante o período do dilúvio purificador e possibilitar a recriação da Humanidade.
Restos da Arca de Noé teriam sido localizados por numerosos grupos de arqueólogos e indivíduos. Muitos estudiosos consideram que ditos achados pertencem a pseudo-arqueologia;
O arqueólogo Ron Wyatt assegurou ter localizado a Arca no último ponto onde esta teria repousado. Desde sua morte tem sido aclamado por muitos religiosos. Muitas páginas da internet sobre o suposto achado tem surgido, e muitos têm acrescentado outras mais informações sobre tais descobrimentos;
Um grupo criacionista italiano, de nome La Narkas, é o mais recente dos numerosos grupos que asseguram conhecer o ponto exato da localização dos restos da Arca de Noé, sobre o Monte Ararat, fronteira entre Turquia y Armênia. Fotografias do mencionado sitio podem ser vistas na internet.
No entanto, em 2004, uma expedição foi ao Monte Ararat, na Turquia, com a intenção de localizar a Arca. Amostras do lugar foram submetidas a prova por geólogos e cientistas nucleares. Um instituto oficial do governo da Nova Zelândia, encontrou o que se tratava de rochas vulcânicas e não madeira petrificada.
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Reflexão: Deixe Cair A Bolsa De Batatas
O homem deu mais alguns passos, e soltou a bolsa no chão. Disse ele: "Eu não me virei e nem olhei ao redor, massei que soltei a bolsa de batatas. Como pude eu saberdisso?" "Você sabe porque o peso diminuiu em suas costas, "respondeu o incrédulo. "Sim," continuou o homem, "e é pelo mesmo motivo que sei que sou um homem salvo. Eu não tenhomais o peso do sentimento de culpa pelos pecados e tenho paze satisfação em meu Senhor e Salvador."
Muitas vezes não somos capazes de achar a paz verdadeira e afelicidade tão ansiosamente buscada simplesmente porque continuamos carregando, nas costas, a bolsa pesada dos prazeres mundanos que tem nos feito andar curvados sem poder enxergar a luz do Senhor à nossa frente. Estamos tão envolvidos com o pecado que não aproveitamos a liberdade de poder passear pelos campos suaves e abençoados que Deus tem preparado para Seus filhos.
sexta-feira, 13 de julho de 2007
terça-feira, 10 de julho de 2007
Sabedoria: Tempestades, bonança e evangelismo
O texto é muito rico, e várias interpretações e aplicações para nosso dia-a-dia podem ser apreendidas do texto. Convencionalmente, essa passagem tem sido interpretada a partir de dois aspectos complementares, a saber:
(1) Aquele que nos revela a soberania de Deus e a divindade de Cristo como seu filho unigênito.
(2) Aquele que traz a aplicação prática de que, estando com Jesus, nenhuma tempestade é verdadeiramente um motivo de desespero.
A metáfora aqui aplicável é a de que a vida do cristão é como um barco que ora desliza prazerosamente sobre as águas, ora é açoitado por ondas que insistem em arremessar o cristão de sua própria nau ou simplesmente colocá-la boca abaixo. Entretanto, aquele que tem a Cristo em seu barco não deve temer, pois Ele pode acalmar toda e qualquer tempestade, uma vez que até mesmo esta é uma manifestação de Sua própria criação. Essa abordagem que acabei de expor, além de bastante apropriada e inteligível, é de uma simplicidade capaz de gerar reflexões íntimas em qualquer um que se detenha por um minuto a pensar sobre os atributos divinos e sobre o cuidado de Deus revelado em toda Escritura Sagrada.
Ainda assim, gostaria de compartilhar com você um outro aspecto do texto. Um aspecto evangelístico e com implicações práticas para nossa vida cotidiana. Naquele dia, enquanto refletia sobre a narrativa, uma única frase desviou toda minha atenção: “e outros barcos o seguiam (v.36)”.
Nunca havia reparado nessa frase, ou pelo menos, ainda que a houvesse lido, nunca havia parado para pensar sobre suas implicações. Ora, é claro que, durante a tempestade, esses barcos encontravam-se também no Mar da Galiléia.
Eles sofriam os mesmos embates das ondas que o barco no qual estavam Jesus e seus discípulos. Portanto, quando Cristo acalma a tempestade, não apenas seus discípulos são beneficiados, mas todos aqueles que se encontravam em meio à tormenta.
Jesus dorme em meio à tempestade com uma tranqüilidade que só pode aninhar-se em alguém que tem conhecimento ou certeza de seu futuro. A nós falta-nos o conhecimento, mas a certeza faz-se presente. Se caminharmos (ou navegarmos) com Deus, nenhuma tormenta pode desviar-nos do caminho que Ele mesmo traçou – por isso Jesus critica seus discípulos. Mas o fato é que, analogamente, quando Jesus acalma uma tempestade em nossa vida, o mar agitado da vida de outros também é acalmado. E aí surge o aspecto evangelístico do texto.
Nós cristão temos o privilégio de caminhar ao lado de Jesus e os efeitos de nossa comunhão com Deus devem refletir-se na vida dos outros, especialmente na daqueles que ainda não tiveram o prazer de experimentar a presença de Cristo. Quando você testemunha o amor de Deus para com você e sua família, quando atribui a Cristo as bênçãos que tem recebido, quando louva ao seu Deus ainda que essas bênçãos aparentemente não lhe tenham sido concedidas, você está na verdade propagando os efeitos da bonança divina através de seus relacionamentos. É assim em casa, na escola, na universidade/faculdade, no trabalho, etc.
Reflita por um minuto e veja quantas vezes você ajudou uma pessoa porque os problemas pelos quais ela passava já haviam sido experimentados por você; mas Deus, por Seu amor, lhe deu condições de resolver. Quantas vezes pessoas ao seu redor lhe disseram “eu gosto da maneira como você encara seus problemas!” Ou, “sabe, é muito bom ter você como amigo(a)!”.
Tudo isso é propagação do amor divino. É efeito da ação de Cristo sobre a tempestade pela qual você passava, ou seja, da salvação de Deus dada a você gratuitamente por meio da fé.
Em resumo, você é instrumento de Deus para alcançar outras vidas e, mesmo quando seu barco parece virar, Deus está no comando. O mais maravilhoso é que Ele é tão amoroso que, ao acalmar sua tormenta, Ele acalma a daqueles que não O tem em seu barco!
Fonte: CPAD
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Curiosidade: Encontrada relíquia de Êxodo 16:33
O artefato inclui uma montagem artística com a assinatura em hebraico arcaico de um tal Mosheh, ou Moisés.
A pintura no vaso mostra histórias dos patriarcas, em cenas panorâmicas que incluem vistas em 360 graus similares às que se teria do cume dos montes Sinai e Horebe.
As ilustrações incluem constelações precisamente alocadas entre nuvens, gotas de chuva e raios.
No artefato está ainda uma canção com uma declaração de amor ao Criador. Entre os desenhos estão também trechos das profecias de Jacó para cada filho, como descrito em Gênesis 49.
O rabino Ben-Hayil Yellen, coordenador da pesquisa responsável pelo estudo do vaso, afirma que os dados coletados a partir do mesmo permitem associar seu uso original ao antigo sistema sacrifical hebreu.
Nota: O segundo livro do Pentateuco da Blíblia o Êxodo (Emigração, saída) descreve o Maná como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo hebreu, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Segundo Êxodo, após a evaporação do orvalho formado durante a madrugada, aparecia uma coisa miúda, flocosa, como a geada, branco, descrito como uma semente de coentro, que lembrava pequenas pérolas. Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo transformado em bolos. Diz-se que seu sabor lembrava bolachas de mel, ou bolo doce de azeite. - Êxodo capítulo 16.
Ainda segundo a Bíblia, O maná era enviado diariamente e não podia ser armazenado para outro dia. Também não era fornecido aos sábados; por isto Deus enviava uma quantidade maior às sextas-feiras, e neste caso o maná podia ser guardado para o sábado sem se deteriorar.
sexta-feira, 29 de junho de 2007
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Reflexão: Agradando A Quem?
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Reflexão: Com Torradas Queimadas Ou No Ponto
Um jovem casal mostrava-se preocupado e ansioso a respeito de seu filho de quatro anos de idade que até aquele momento não começara a falar Levaram-no a especialistas, mas os médicos não encontraram nada de errado com ele.
Certa manhã, durante o café, o menino deixou escapar: "Mãe, a torrada está queimada." "Você falou! Você falou!" gritou a mãe. "Eu estou muito feliz! mas, por que demorou tanto tempo?" "Bem, até agora," disse o menino, "as coisas estavam indo bem." O texto humorístico que serve de introdução à nossa reflexão de hoje pode ser o retrato da realidade de muitos de nós em relação a Deus nos dias atuais.
Só lembramos de falar com o nosso Senhor quando as coisas não vão muito bem.
Se tudo está acontecendo conforme nossa vontade, se a nossa vida está cercada de momentos de grande alegria, se nossos projetos profissionais vão de vento em popa e se estamos passando por um momento no qual chegamos a dizer: "Se melhorar estraga," então esquecemos de Deus e não lembramos de falar com Ele um minuto sequer durante os nossos dias.
Se o dinheiro nos falta, se as enfermidades nos assolam, se os amigos se afastam e nos sentimos abandonados, se perdemos o emprego ou vamos mal na Faculdade, então corremos para o quarto e clamamos com todas as nossas forças: "Senhor,ajuda-me." É claro que devemos buscar a Deus nas horas de dificuldades.
Ele tem prazer em nos estender as mãos e nos ajudar a resolver os problemas.
Mas precisamos também nos lembrar do Senhor nas horas de regozijo.
Ele ficará muito feliz ao ouvir de você: "Senhor, obrigado porque Tu tens suprido minhas necessidades, pelo bom emprego que me tens dado, pela paz e pela saúde reinando em minha casa, pelos amigos que têm estado comigo glorificando o Teu nome e adorando-Te por todas as bênçãos que temos recebido."
Louve-O pelas "torradas" deliciosas que Ele tem dado, no ponto, para seu deleite e felicidade.
sexta-feira, 15 de junho de 2007
Sabedoria: O Seu Herói é de Brinquedo?
sexta-feira, 8 de junho de 2007
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Sabedoria: Cinco Perguntas de Deus para o Homem
Deus perguntou para Adão, pois sabia que ele se escondia com seu pecado. Muitas vezes o crente peca e acha que pode se esconder de Deus. Eu te pergunto: onde estás?
Onde estás enquanto a igreja se reúne no domingo para adorar ao senhor?
Que lugares tens freqüentado?
Que tens feito de seu tempo?
De seu dinheiro?
Que tens feito de sua salvação?
Que queres hoje?
Dinheiro?
Prosperidade?
Você já parou para pedir a salvação de seu vizinho, ou a libertação daquele patrão que te persegue?
5) Quem me tocou? (Lucas 8:46) - E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
A mulher do fluxo de sangue. Ela precisou juntar todas as forças, afinal uma mulher com sangramento contínuo certamente nao tinha forças sequer para falar, muito menos para andar. Ela enfrentou a multidão, preconceituosa. Afinal o judeu a considerava imunda.
Mesmo assim ela venceu! E você, já tomou sua atitude?
Responda ainda hoje as perguntas de Deus para você!
Fonte: Atos dois
Reflexão: Vontade do Pai, Deus sempre age certo.
Daí pensou : Também, com tanta gente para atender..., e resolveu não questionar. Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixou esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores e a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta. Deus sempre age certo. O seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie. Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo. Nem sempre o que você deseja..., é o que você precisa. Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar. O espinho de hoje..., será a flor de amanhã!
Saiba que Deus supre as suas necessidades e não as suas vaidades!
Fonte: Grupo de Crescimento Mensageiros da Palavra
sexta-feira, 1 de junho de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Reflexão: Alegria e força na Casa do Senhor
Quando nos ausentamos da igreja porque temos muitos outros compromissos e nos sentimos sem forças para ir às reuniões, agimos como se deixássemos de nos sentar à mesa para comer porque nos sentimos enfraquecidos por ter varrido a casa e lavado a louça.
A igreja é o local apropriado para buscarmos forças espirituais para todos os outros compromissos da mesma maneira que a mesa é o lugar onde recebemos força física para sustentar o nosso corpo para o trabalho.
Quantas vezes já usamos a desculpa de não ter ido à igreja por estarmos desanimados pelo dia de trabalho cansativo? E quantas vezes já nos lamentamos e murmuramos porque o nosso dia de trabalho não foi tão bom quanto desejávamos que ele fosse?
É possível que tenha nos faltado exatamente a bênção de um fortalecimento espiritual que deixamos de receber por ter preferido ficar em casa ou em uma roda de amigos em vez de ir à casa do Senhor para colocar nossa vida em Seu altar e buscar direção para cada momento de nosso dia.
Na igreja nós temos a oportunidade de ouvir a mensagem do Senhor, somos alimentados e fortalecidos, praticamos a comunhão tão necessária para uma vida cristã vitoriosa, crescemos na graça e no sabedoria das coisas celestiais e nos preparamos para enfrentar as adversidades comuns nos dias desse mundo. Somos abençoados e aprendemos a ser bênção nas mãos do Senhor Jesus Cristo.
Como o salmista, devemos nos alegrar pelo privilégio de poder ir à casa do Senhor. Devemos fazê-lo com fé e confiança de que não somente falaremos com Ele em oração, mas também que Ele falará conosco e, debaixo de Sua unção e direção, tudo que fizermos será próspero e bem sucedido.
Se você sente a fraqueza de um dia de muito trabalho, busque ao Senhor e Ele renovará todas as suas forças.
sexta-feira, 25 de maio de 2007
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Curiosidade: As obras da lei
Uma dessas surpresas ocorre num manuscrito conhecido como MMT (abreviatura da expressão hebraica Miqsat Ma-ase ha-Torah = importantes obras da lei). Esse é o único escrito, fora da Bíblia, que usa a expressão “obras da lei”.
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Reflexão: A Piscadela Da Coruja
sexta-feira, 11 de maio de 2007
terça-feira, 8 de maio de 2007
Curiosidade: Arqueólogo diz que encontrou o túmulo de Herodes
O arqueólogo, Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, disse que o túmulo está numa colina chamada Herodium, ao sul da cidade, no Deserto da Judéia. Ele vinha procurando o túmulo desde 1972.
Yaako Kalman, um arqueólogo que participou das escavações, disse à BBC que vários fragmentos do sarcófago estava espalhados pelo local.
Ele disse que a equipe se convenceu de que se tratava da tumba de Herodes pela descrição deixada pelo historiador judeu do século 1 Flavius Josefus.
Herodes é retratado como o responsável pelo Massacre dos Inocentes, de acordo com relato bíblico de Mateus 2:13.
O rei teria mandado matar todos os meninos com menos de dois anos de idade em Belém e arredores por volta da época do nascimento de Jesus.
De acordo com o Novo Testamento, o pai de Jesus, José, foi alertado para uma ameaça em um sonho e fugiu com a mulher e a criança para o Egito.
O Palácio
Herodes construiu um palácio em uma colina em Herodium, e há muito acreditava-se que ele foi enterrado lá.
Herodes foi indicado governador da Galiléia aos 25 anos de idade e feito "Rei dos Judeus" pelo Senado romano, mantendo-se no cargo por cerca de 34 anos.
Ele ampliou o templo de Jerusalém e construiu as muralhas da cidade e a fortaleza de Masada, foco de resistência de rebeldes judeus em 73 d.C.
Se a descoberta for confirmada, será uma das maiores da arqueologia, de acordo com o correspondente da BBC em Jerusalém, Tim Franks.
Especialistas supunham que o rei tinha sido enterrado em algum lugar dentro do complexo do palácio que construiu, mas tinham dificuldade em encontrar evidências para apoiar tal teoria.
segunda-feira, 7 de maio de 2007
Polêmica: Guina Ex-Racionais é falso testemunho
Nota esclarecedora da rede de jovens da CCZS sobre a farsa do Sidney Lourenço de Araújo (falso Guina), Inclusive com fotos nas galerias.
Graça e paz,
Obrigado pela confiança depositada. Gostaria de abençoá-lo com o exposto a seguir:
Se você ligar no Hospital das Clínicas de São Paulo Tel: (011) 576-4521 / 575-4533, saberá que o Sidney Lourenço de Araújo nunca foi doador de sangue daquele hospital.
Ele não tomou 32 tiros. Ele não ressuscitou. Seus irmãos e irmãs nunca foram assaltantes de bancos nem prostitutas como contado no testemunho.
Todos os documentos levados no testemunho são forjados (falsos).
Sua esposa, a Ana nunca foi back-Vocal do Oficina (Oficina nunca teve back-vocal).
Pastor Rogerinho relata: "Nós o conhecemos pessoalmente, uma vez que ele esteve em nossa Comunidade ministrando, mas posteriormente descobrimos tudo. Não quero entrar em comunidades para divulgar este assunto pois. O justo faz a gerra com prudência. Porém me disponho a detalhar toda a verdade da maneira como estou fazendo para Glória do Senhor Jesus".
Vide aqui a cópia da Nota de Esclarecimento da equipe de suporte ao Pastor Marco Feliciano: http://www.marcofeliciano.com.br/site2006/materia_index.asp?idnoticia=78
Veja: Nota de esclarecimento do Marco Feliciano:
Cremos, certamente, que o ministério de Sidney será abençoado pelo Senhor, desde que esteja calçado na verdade e nas Sagradas Escrituras.
Cláudio Roberto de Oliveira - Gerência do Ministério
André Oliveira - Assessoria Ministerial
sexta-feira, 4 de maio de 2007
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Novidade: Internautas nos EUA criam GodTube, o "YouTube Cristão”
O site exibe clipes enviados por usuários, muitos deles contendo mensagens religiosas. Entre os posts mais vistos e com melhor aprovação dos usuários do GodTube está o clip “Baby Got Book” (“Ela tem a Bíblia”, em tradução livre), paródia de uma conhecida – e mais apimentada – música americana de rap.
O site também abre espaço para vídeos críticos. Sob o título de “Por que o GodTube é estúpido”, o vídeo mais comentado do site mostra um jovem que questiona “por que cristãos precisam de um YouTube só para eles”: “Usar a palavra ‘cristão’ como adjetivo automaticamente dá uma impressão fictícia de aprovação prévia de Deus a qualquer coisa que você descreve”, argumenta o rapaz.
Em outro vídeo (“Kiss, Off!”), usuários criticam um pregador que chama de “mentiroso” um fã da banda Kiss que passa na rua vestido com as roupas que caracterizam o grupo. Demonstrando sua desaprovação, um usuário recomenda: “Pregue a verdade, mas faça-o com amor”.
DisputaO site engrossa uma tendência de levar, para a Internet, a discussão de temas religiosos, que em outros casos já chegou a causar rixas entre sites. A disputa é às vezes aberta, como entre a enciclopédia virtual Wikipedia e os sites conservadores Conservapedia e Creationwiki.
Na Conservapedia, o longo verbete Wikipedia informa ao usuário uma série de detalhes pouco honrosos da maior enciclopédia online, acusada de censurar artigos e de deliberadamente prover informações pouco confiáveis.
Já a Wikipedia define assim a rival: “Conservapedia é um projeto wiki com o objetivo de construir uma enciclopédia com artigos pró-estadunidenses, socialmente conservadores e com conservadorismo cristão. A enciclopédia foi criada como uma resposta a uma polarização anti-cristã e anti-estadunidense nos artigos da Wikipédia, em especial a anglófona”.
As divergências entre a Wikipedia e a CreationWiki não são menos profundas, com a última acusando a primeira de ser “tendenciosa” e promover “sentimento anti-criacionista”.
Se na Wikipedia o verbete Darwinismo merece 1,5 mil palavras e numerosos hiperlinks, a definição do termo na CreationWiki ocupa menos de um terço do mesmo espaço. No site cristão, a teoria do cientista Charles Darwin, segundo a qual a espécie humana evoluiu de primatas, é definida como “um sistema de crenças”.
MySpace “limpo” Outra iniciativa religiosa que defende “pureza moral” é o site de relacionamentos DittyTalk, que informa ter 27 mil membros. O site – cujo nome na língua inglesa exibe forte semelhança fonética com a expressão “dirty talk” (literalmente, “conversa suja”, em que se empregam termos sexuais) – se define como "um espaço seguro" e “limpo” em relação ao seu equivalente MySpace.
quarta-feira, 2 de maio de 2007
Reflexão: Gratidão Em Todos Os Momentos
Carta de uma criança para Deus: "Senhor querido, obrigado pela bicicleta que ganhei no último Natal. Fiquei muito feliz. Com exceção do dia 13 de maio, às 4 horas, quando eucaí em uma grande vala que não vi. Eu estou bem agora." (Carlos, 10 anos)
Quantas vezes já agimos da mesma forma contada por Carlos em sua carta para Deus?
Quando enfrentamos batalhas, lembramo-nos mais de Cristo.
Quando as forças nos faltam, buscamos segurar em Suas mãos.
segunda-feira, 30 de abril de 2007
Curiosidade: Instituto reproduz espécie de mostarda citada no Novo Testamento
Dois exemplares da espécie foram plantados, na última semana, nos jardins do Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Curiosamente o tamanho destas sementes representam algo semelhante à ponta de um alfinete, dificultando muito o processo de reprodução, que vem sendo feito de forma artesanal devido à pequena quantidade de sementes fornecida e sua fragilidade, explicou o presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth . Segundo ele, as sementes foram colocadas em um germinador e as que germinaram repassadas a uma estufa, onde se multiplicaram.
A Adaptação - De acordo com o pesquisador da área de proteção de plantas do Iapar, em Curitiba, Nilceu Ricetti Nazareno, algumas mudas da mostarda já foram transplantadas em áreas localizadas nas Unidades Regionais de Pesquisa do Iapar na Lapa e em Londrina. “Estamos desenvolvendo métodos de adaptação em diferentes tipos de climas e solos do Paraná. As mudas plantadas nos jardins do Palácio Iguaçu já atingiram dois metros de altura e agora estamos estudando maneiras mais práticas de disseminá-las”, relatou o pesquisador.
O teólogo Ricardo Costa Menezes falou sobre o valor simbólico da planta explicando que a parábola faz uma comparação do Reino de Deus às sementes de mostarda. “O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra”, disse.
Fonte: Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária