segunda-feira, 26 de março de 2007

DVD - Os altos e baixos da vida conjugal “Diário de Uma Paixão”

Um drama romântico, baseado no romance de Nicholas Sparks. Dirigido por Nick Cassavetes, tem em seu elenco Rachel McAdams, Ryan Gosling, James Marsden, James Garner e Gena Rowlands.Quando a adolescente Allie Hamilton vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40, conhece o garoto Noah Calhoun, que mora na cidade.
Noah sente que é amor à primeira vista. Embora a menina seja de uma família rica e ele um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão. Eles são separados pelas circunstâncias – e pela súbita eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Décadas mais tarde, um homem lê um caderno antigo para uma mulher que visita regularmente no asilo. Embora a memória dela seja prejudicada, ela se deixa envolver pela emocionante história de Allie e Noah – e por alguns momentos consegue reviver uma época em que eles juraram que ficariam juntos para sempre."Diário de Uma Paixão" é um filme comovente, que relata a força de um amor e sua capacidade de permanecer vivo apesar das circunstâncias adversas.
Não são todas as pessoas capazes de amar assim. Numa época em que vivemos, onde o amor é superficial e a vontade de investir num amor que dure para sempre é relativa, vemos as pessoas desistirem do amor e do casamento muito cedo.Por que Noah foi capaz de amar Allie assim? Certamente porque em seu coração e mente foi cultivado um sentimento profundo e duradouro, onde as diferenças individuais, a distância física, o ciúme e os conflitos da vida não foi mais forte do que a decisão de amar.
Durante muito tempo divulgou-se a idéia de ser o casamento um contrato. Mas contratos podem ser rescindidos, quebrados, mesmo que se pague um preço por isto.Gosto de pensar o casamento como um compromisso, a palavra empenhada, onde o desejo de cumprir o compromisso esteja diretamente ligado ao caráter pessoal de honrar com a palavra empenhada, com a promessa feita no altar – o altar do Senhor – diante de um Ministro Espiritual, de testemunhas e, principalmente, diante de Deus.
O compromisso do casamento é muito, muito sério. Nele estão envolvidos vidas, sentimentos, sonhos, objetivos, honra e união.O ato de unir-se em uma só carne – a relação sexual – com uma pessoa é o que se constitui o casamento diante de Deus. Homem e mulher se tornam um. Isto é belo, profundo e altamente espiritual. É um compromisso indissolúvel para o Deus Eterno.
Quebrar este laço é “quebrar o coração de Deus”.E é este compromisso que Diário de Uma Paixão revela.No livro “O amor que Permanece para Sempre” Gary Smalley fala do amor que é capaz de lidar com os altos e baixos da vida conjugal, mesmo no verão, no outono, no inverno e na primavera da vida a dois.
Experimentar isto, ao contrário do que muitos podem pensar, é gostoso e perfeitamente possível. “Diário de Uma Paixão” ensina isto.

Nenhum comentário: