segunda-feira, 12 de março de 2007

Curiosidade: Símbolo Cristão

O peixe não é um símbolo cristão por causa dos discípulos que eram pescadores, nem porque Jesus multiplicou os pães e os peixes, nem porque Pedro pegou a moeda na boca do peixe.
A verdade e que essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: O peixe é um símbolo cristão por causa das iniciais da expressão grega “Iesous Christos Theou Uios Soter” (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador). As iniciais formam a palavra “ictus”, que significa “peixe” em grego. Sabe-se que os mais antigos símbolos cristãos, pela ordem, foram a cruz, a âncora e o peixe que passou a ser utilizado no século II.
Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando o que Jesus havia dito.

O certo é que o desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé. O peixe era usado como senha. Por meio da figura, os cristãos se identificavam nos tempos difíceis de perseguição.
O peixe surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. E para um cristão saber se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.
Que Jesus continue marcando a sua vida!

Nenhum comentário: