terça-feira, 10 de abril de 2007

Reflexão: Andar sobre as águas!

Pedro foi ao encontro do Mestre. Enquanto seu olhar estava firme em Jesus, ele caminhava sobre as águas. (Mateus 14:24 a 36)

Os discípulos estavam em apuros quando de repente viram o Mestre andando por sobre as águas do Mar.

No primeiro instante eles ficaram pasmados e amedrontados, pensando ser um fantasma, gritaram com medo. Porém logo foram acalmados pela doce voz do mestre que disse: “Sou Eu, não tenhais medo, tende bom ânimo!”.

O apóstolo Pedro, de temperamento sanguíneo, mais afoito do que todos, apressou-se e disse: “Mestre se realmente és tu, permita que eu vá a teu encontro andando sobre as águas!”. O Mestre respondeu que sim e imediatamente Pedro se colocou em pé sobre as águas do mar e começou a caminhar em direção de Jesus. Enquanto seu olhar estava firme em Jesus, ele caminhava sobre as águas!.

Porém Pedro ao sentir o vento forte teve medo e desviou seu olhar do Mestre e olhou para o mar e então começou a afundar. Nesse mesmo lugar, Jesus acalmou a tempestade; ordenou que lançasse as redes ao mar, depois de uma noite toda sem que os discípulos tivessem conseguido nenhum peixe sequer, sob a ordem do Mestre, lançaram as redes e os barcos não podiam suportar a quantidade de peixes que pescaram.

Ao redor desse mesmo mar (em Magdala, Cafarnaum) Ele havia curado multidões. Porem naquele momento de medo Pedro esqueceu-se de tudo isso e fraquejou. Mas ao lembrar-se clamou: “Senhor!, salva-me!”.

E O Mestre estendendo, carinhosamente, a mão, segurou-o dizendo: “por que duvidaste?”

Quantas vezes em nossa vida estamos como os discípulos em meio a grandes tempestades. Quando o vento (tudo) nos parece contrário e não temos saída. É nesse momento que O Mestre aparece andando por cima das águas (dos nossos problemas) e nos diz carinhosamente: “Sou Eu, não tenhais medo, tende bom ânimo!”.

Outras vezes, como Pedro, depois de já termos conhecido O Senhor e até andado com Ele, somos surpreendidos pelo vento forte (as tentações, os problemas, as enfermidades) então deixamos de fixar O Mestre e olhamos para os problemas e começamos a afundar e então nos lembramos de tudo o que Ele já fez em nossa vida e clamamos por misericórdia.

É nesse momento difícil que Ele aparecerá e estenderá sua mão e nos levantará novamente para caminhar com Ele.

Querido (a), não importa o tamanho do mar ou as alturas das ondas. O importante é que o Mestre está conosco par nos fazer andar sobre as águas, isto é, caminhar com fé.

Segure na mão Dele e continue!
Renato Barros

Nenhum comentário: