quinta-feira, 19 de abril de 2007

DVD: Crônicas de Narnia

Para quem é fã dos filmes de ficção e magia, nada melhor do que assistir as Crônicas de Narnia que afinal mostra implicitamente ou para alguns conhecedores explicitamente, a história do mundo e o plano de Salvação em que Jesus Cristo (O Leão), é o tema central.

O filme foi totalmente inspirado no livro Crônicas de Narnia de Clive Staples Lewis e é sobre este escritor que gostária de falar, sobre a história de vida dele.
C. S. Lewis era filho de um Advocado Galês e de uma dona de casa Inglesa, morava na sua infância na Irlanda do Norte.

Todavia a morte de sua Mãe aos nove anos trouxe profunda tristesa que foram o seguindo por muitos anos. Lewis se Formou em Literatura Inglesa, Latina e Grega, Filosofia e História Antiga pela Universidade de Oxford, sem contar o tempo que serviu na Primeira Guerra Mundial.

Desde a Adolescência, alías, Lewis costumava a se dizer Ateu de carterinha, e concordava com os pensamentos de Sigmund Freud.

Isto foi até o ano de 1929, quando foi "surpreendido por Deus": "Aquilo que mais temia aconteceu. Finalmente, decidi admitir que Deus era Deus", escreveu, "Acabo de converter-me da crença em Deus à fé definitiva em Cristo".
O Escritor afirmava que a sua conversão trouxe alegria de volta a sua vida. A partir dai grande parte de sua obra teve relação direta com o evangelho. A morte de sua Mulher poetiza foi outra pancada na sua vida, mesmo assim ele não deixou o evangelho. C. S. Lewis era Anglicano.

Morreu em 1963, deixando grandes obras para a literatura Cristã como o Cristianismo puro e simples (Obra com o título Mero Cristianismo, pela Editora Quadrante).

Temática Cristã

Lewis é também conhecido pelos livros que publicou na área de teologia, pensamento e apologética cristã. Segundo relato do próprio Lewis sua intenção inicial não era usar temas cristãos mas estes teriam sido naturalmente incorporados durante o processo de criação.

O conteúdo cristão da série é o centro de um caloroso debate entre os seus críticos e defensores. Muitos cristãos colocam a série como um grande meio de evangelização, enquanto outros colocam os livros como um meio subliminar de passar valores pagãos.

Alguns críticos apontam que a temática cristã em vários dos livros é tão sutil que dificilmente é identificada por leitores que não estejam familiarizados com elas, embora tal sutileza permita a penetração no público não cristão.

Há ainda discussões polêmicas sobre a questão da Susana e do calormano Emeth que aparecem em A Última Batalha.

A temática cristã dos livros pode ser resumida da seguinte forma:


Leitor se você não tiver mais alegria na Vida aceite Jesus Cristo em seu Coração que ele fara com que voçê seja muito feliz!!!

Nenhum comentário: