segunda-feira, 30 de abril de 2007

Curiosidade: Instituto reproduz espécie de mostarda citada no Novo Testamento

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) – autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento – reproduziram em laboratório uma espécie original da planta de mostarda cujas sementes são citadas no Novo Testamento, em uma parábola do Evangelho de Mateus.

Dois exemplares da espécie foram plantados, na última semana, nos jardins do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

As sementes que originaram a planta foram trazidas do Jardim das Oliveiras, na cidade de Jerusalém, em Israel.

Curiosamente o tamanho destas sementes representam algo semelhante à ponta de um alfinete, dificultando muito o processo de reprodução, que vem sendo feito de forma artesanal devido à pequena quantidade de sementes fornecida e sua fragilidade, explicou o presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth . Segundo ele, as sementes foram colocadas em um germinador e as que germinaram repassadas a uma estufa, onde se multiplicaram.

As sementes da Mostardeira que estão sendo disseminadas pelo Iapar pertencem à espécie Brassica nigra (nativa da Europa e Oriente Médio), medem cerca de 0,5 milímetro e são difíceis de serem reproduzidas em campo, segundo os pesquisadores. Quando pequena as folhas da mostardeira podem ser consumidas e depois se tornam uma árvore de grande porte.

Os técnicos do Iapar optaram por reproduzi-las em condições controladas (laboratório) e depois transplantá-las a um vaso, para dar continuidade a seu crescimento.

A Adaptação - De acordo com o pesquisador da área de proteção de plantas do Iapar, em Curitiba, Nilceu Ricetti Nazareno, algumas mudas da mostarda já foram transplantadas em áreas localizadas nas Unidades Regionais de Pesquisa do Iapar na Lapa e em Londrina. “Estamos desenvolvendo métodos de adaptação em diferentes tipos de climas e solos do Paraná. As mudas plantadas nos jardins do Palácio Iguaçu já atingiram dois metros de altura e agora estamos estudando maneiras mais práticas de disseminá-las”, relatou o pesquisador.

Segundo o também pesquisador do Iapar, Gonçalo Farias, caso a hortaliça se adapte às condições climáticas do Paraná, outras mudas serão produzidas para serem plantadas em escolas da rede estadual de educação, sempre fazendo referência a seu significado bíblico.

A Religiosidade - Lembramos a importância da planta para os cristãos, pelo fato das sementes serem citadas na bíblia no livro do Evangelho de Mateus 13:31 a 32. Diz o trecho: "Outra parábola lhes propôs, dizendo: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem, pegando dele, semeou no seu campo o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos”.

O teólogo Ricardo Costa Menezes falou sobre o valor simbólico da planta explicando que a parábola faz uma comparação do Reino de Deus às sementes de mostarda. “O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra”, disse.

Para ele, os pássaros representam a humanidade e a semente de mostarda, o Cristianismo. Destacamos que o trabalho de Jesus começou pequeno como a semente de mostarda, com 12 apóstolos, e que foi se expandindo até chegar ao dia de hoje, com Bilhões de Cristãos espalhados pelo mundo que representariam os pássaros sobre a sombra do arbusto.

Fonte: Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Um comentário:

sebastião luiz bastos disse...

Ví a reportagem e fiquei curioso em ver uma foto da planta mostarda. Gostaria de repassar para os amigos meus, que assim como eu, ficávamos curiosos em saber, como um pássaro ia fazer ninhona hortaliça mostarda que conhecemos?
Poderiam nos enviar uma foto?
Desde já, agradecemos.
Abraços em Cristo,
Sebastião