sexta-feira, 9 de março de 2007

DVD: Evangélicos em "As loucuras de Dick e Jane"

Há referências claras aos evangélicos no novo filme estrelado por Jim Carrey, Fun with Dick and Jane (As loucuras de Dick e Jane).

Quando Dick (Jim Carrey) fica desempregado, temos uma longa seqüência mostrando seu desespero atrás de um emprego.

As cenas rodam ao som de uma canção gospel country, com frases como “Jesus help me!”.Lembrar de Deus só no sofrimento é uma das atitudes típicas do americano contemporâneo, que é em geral um protestante não-praticante (como Homer, Bart e todos os Simpsons).

Em outro momento, temos o diálogo entre Dick e a treinadora de novos funcionários do Wal Mart. Ela desabafa algo como: “Estou livre do vício do crack há quatro anos...”, após esta frase ela dá um gritinho rápido “...obrigada Jesus!...”, coisa típica dos evangélicos pentecostais das classes mais pobres dos EUA.

Enquanto Dick é um homem americano modelo: rico, moderno, inteligente, talentoso, com esposa, filho, cachorro e empregada, a mulher do Wal Mart é a típica excluída da sociedade americana: pobre, simples, negra, obesa (e também ex-viciada em crack). No entanto, Dick é sujeito longe de Deus e a mulher é uma criatura transformada por Jesus.As loucuras de Dick e Jane é um filme despretensioso e divertido. Um bom remake de "Dick and Jane", uma boa paródia do escândalo da Enron (Enron, gigante americana do ramo energético que quebrou depois de revelado um escândalo fiscal envolvendo seus diretores.) e um bom entretenimento neste final de semana!

Um comentário:

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR SEJA CONVOSCO,MEU AMADO IRMÃO OU MINHA QUERIDA IRMÃ, aqui é o diácono UESLER ANTÔNIO GOMES,da IGREJA EVANGÉLICA CASA DE ORAÇÃO MARCHANDO COM JESUS,quero deixar um comentário em relação ao testemunho do falso Guina,sou líder da juventude ,juntamente com o meu querido irmão em CRISTO JESUS,Juliano,nós como a igreja do senhor nos ultimos dias sobre a face da terra,temos que nos demonstrarmos atentos em relação a falsos profetas,pois a bíblia nos relata,me perdoa meu amado irmão ou minha querida irmã,pois no momento não me recordo em qual o capítulo e em o versículo está escrito em que nos últimos dias haveria falsos profetas e que se possível eles enganariam até nós que somos lavados e remidos no sangue de JESUS ,meu irmão´não que eu esteja afirmando que o SIDNEI LOURENÇO DE SOUSA (FALSO GUINA),seja o falso profeta, não e´isto que eu quero passar para você, o que eu quero dizer e que temos que vigiar e examinarmos as escrituras,que DEUS abençoe a tua vida,a partir de hoje tua vida não vai ser mais a mesma,porque hoje JESUS desceu com uma ousadia de unção sobre a tua vida,lembre-seque DEUS È FIEL,muito obrigado...FIKA NA PAZ DO SENHOR...